Que mundo é esse que nos atropela

Tive o privilégio de ter avós e tios que eram bons contadores de histórias. Eu, criança, no início dos anos de 1950, ficava maravilhado com as possibilidades de poder achar uma lâmpada maravilhosa e, como Aladim, chamar um gênio que me propiciasse todos os bens possíveis e impossíveis. Não sabia o que era uma cornucópia, mas imaginava que pudesse existir mesmo uma caixa inesgotável da qual pudesse retirar balas, bombons e outras tantas guloseimas. Ora, e quem não me invejaria se eu encontrasse palavras mágicas como “abra-te sésamo” e um esconderijo secreto pudesse me servir de refúgio em nossas brincadeiras de soldado e ladrão. Nem imaginava que pudesse, assim como Ali Babá, abarrotá-la de pedras preciosas, meus sonhos eram de criança que se contentava com pouco. Quantas histórias, quantas fantasias,? Princesas maravilhosas, fadas capazes de realizar sonhos, cavalos alados, botas sete léguas, galinha que punha ovos de ouro, alquimistas que conseguiam transformar pedras comuns em ouro. As bocas de noites eram recheadas de histórias contadas no quintal à luz da lua ou de uma lamparina que se apagava por volta de 20 horas, afinal levantava-se cedo. Outras vezes as histórias eram contadas enquanto os carros de boi com seu andar lento e sonolento transportava as colheitas para a cidade.

Mas, o impressionante em tudo isso é que passados pouco mais de 60 anos, as histórias encantadas estão tornando-se pura realidade. A lâmpada mágica é substituída por um cartão magnético e o gênio por uma caixinha pequena na qual você insere o cartão e realiza a compra de seus sonhos. A cornucópia transformou-se em super e hiper-mercados onde você encontra desde a mais pequenina guloseima até automóveis importados ou iates. O ‘abra-te sésamo”  resumiu-se em um simples controle remoto o qual você aperta para abrir a porta de seu carro ou  o mais pesado dos portões  e proteger-se, não mais em uma caverna, mas em sua confortável residência.

Quantas mudanças!  O inimaginável se torna possível, a ficção torna-se realidade. Mas, se por um lado essas transformações tornam a nossa vida muito mais fácil, por outro, os mais idosos e mesmo os mais jovens têm dificuldades em acompanhar tudo isso. Um simples computador é capaz de colocar-nos em contato com todo o mundo e com todo o tipo de coisas que o mundo encerra. Um pequeno aparelho celular é capaz de proporcionar tantos e tantos recursos que há trinta anos somente seriam possíveis se tivéssemos um computador do tamanho de nosso quarto de dormir.

Esse ritmo frenético de transformações faz com que cada um de nós se esforce para aprender o novo. Crianças, jovens e adultos precisam procurar com urgência uma escola de computação, uma escola de línguas, especialmente de língua inglesa, que está se tornando uma língua universal. É preciso estarmos atento, é preciso ficarmos alertas para não nos tornarmos motivo de chacota por parte daqueles que acompanham o desenvolvimento atual.

 

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br