Travessuras e punições de jovens ginasianos

Ginásio tem origem grega, gymnasium, um local onde se praticava exercícios. No Brasil passou a ser o período escolar intermediário entre o ensino fundamental e o médio. Equivaleria hoje aos estudos de quinta a oitava séries.

Nem sei como cabiam tantas disciplinas no currículo, estudávamos português, história, geografia, matemática, artes manuais, música, latim, francês, inglês, uma infinidade. Nas pequenas e médias cidades ainda não existiam escolas particulares, então, na escola pública, conviviam os filhos do prefeito, do farmacêutico, do bancário, com os filhos dos pedreiros, mecânicos, comerciários, enfim, a diversidade social se manifestava nas relações educacionais. No início de meus estudos ginasianos ainda havia separação de gênero, classes masculinas e femininas, mas eu mesmo vivi a transformação quando passamos a estudar em classes mistas. Foi quando os meninos nos tornarmos menos truculentos, mais respeitosos com os colegas e com os professores.

Professores àquela época, se mulheres, usavam salto alto e trajavam-se com distinta elegância, sendo homens não dispensavam o paletó. Os salários deveriam ser melhores.

O “domínio” das classes pelos professores nem sempre tinha o sucesso alcançado pelo nosso professor de inglês, que era de nacionalidade inglesa, William Tamerik. Lembro-me de um episódio que poderia ser digno de uma suspensão de toda a classe e que se transformou em uma aula de sabedoria. Um aluno depositou sobre a cátedra [naquele tempo os professores tinham uma cátedra, não apenas uma mesa] um feixe de capim. Ah, vocês mais jovens imaginavam que oferecer capim era uma indecorosa falta de civilidade de nossos dias, pois sabe-se lá quem, nos anos cinquenta já havia oferecido capim, insinuando que o professor fosse um burro. Pois bem, o velho mestre, entrou em sua cátedra, tranquilamente fez a chamada e, a seguir, com a sua fleuma britânica, disse apenas “epa, epa, quem esqueceu o lanche aqui pode vir busca-lo”, abriu o livro e deu a sua aula como se nada tivesse ocorrido.

Mas nem todos os professores tinham a postura do nosso mestre inglês. Alguns, por uma simples bolinha de papel, agitavam a escola. E se alguém pensar que bolinha de papel só causou alvoroço, como no caso daquela que atingiu a careca de José Serra, engana-se. Por uma bolinha de papel ou por travessuras outras, às vezes era chamado o inspetor de alunos e até mesmo o diretor da escola.

Penso que a nossa maior travessura àquela época era fumar escondidos, no pátio, durante o intervalo. Menelau [não o legendário rei de Esparta], mas o filho do dono de um dos melhores bares da cidade, levava cigarros e quem não fumasse era “mariquinha”. Ora, vejam como os tempos mudam. Fumar era comum entre os meninos, mas não conhecíamos a maconha àquela época.

Mas, eu dizia que nem sempre os professores solucionavam os problemas de malcriadezes e as soluções eram diversas. Quando vinha o inspetor, algumas vezes o responsável pela transgressão levantava-se, assumia o erro, ia para a diretoria acertar-se com o diretor. Certa vez o inspetor se equivocou com a nossa classe e foi injusto e grosseiro conosco. Levantou-se um menino de quinze anos e, corajosamente, fez a nossa defesa. Chama-se Edson Nori, morava em Itápolis e faleceu tragicamente por afogamento quando nadava em um açude próximo ao Instituto de Educação Valentim Gentil. Poderia ter se transformado em um grande líder, mas é assim, alguns jovens promissores perdem a vida por fatalidade, outros por falta de oportunidades, outros ainda porque regimes autoritários cassam os seus direitos.

Mas, e quando ninguém se acusava do erro cometido? Então vinha o diretor. No nosso caso chamava-se Ferrari. Quem foi? Quem não foi? Quem fez? Quem não fez?

Silêncio total. E o diretor ia embrabecendo. Eu vou suspender a classe inteira... e o silêncio continuava. Ele andava de um lado para o outro, insistia, perdia a paciência conosco, mas naqueles tempos era feio ser “dedo duro”. Não me recordo o motivo, mas um dia, lembro-me bem, levamos uma suspensão de três dias, a classe toda.

E hoje, quando nos lembramos do dia em que Tiradentes [21/04/1792] foi enforcado, esquartejado e teve seu corpo salgado e dependurado pelos postes, parece-me que os delatores, mentirosos ou não, são mais importantes. Os Silvério dos Reis ganham mais importância.

A reprodução do texto é permitida desde que citada a fonte.

Voltar

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br