47 crônicas encontradas em "2017"

(Im)previdência Social

18/03/2017 às 07:56 hs

Morreu sem sequer esperar pela reforma da Previdência que, se aprovada, levará o trabalhador brasileiro a aposentar-se com 65 anos. Faltariam dezoito para o Guerino. Não sei porque tem gente, como ele, que escolhe ser cortador de cana e opta por tomar cachaça às cinco da matina.

Leia mais

Corrupção: uma realidade brasileira

11/03/2017 às 06:04 hs

A conjuntura política brasileira às vésperas do pedido de impeachment” do ex-presidente Collor de Mello.

Leia mais

Subliminarmente afetados

04/03/2017 às 06:46 hs

Nos anos 60 assisti a um filme nacional em que os vilões, desejando dominar o Mundo, instalaram uma torre no alto de um morro e nela implantaram um sistema que transmitia por ondas de rádio mensagens que, embora inaudíveis, eram captadas pelo cérebro humano,

Leia mais

O plantador de espinhos

25/02/2017 às 06:36 hs

Nesses tempos cinzentos, quando perdemos até mesmo a capacidade para cuidarmos de um simples jogo de futebol e admitimos torcida única, desejo dedicar essa crônica aos desesperançados com a situação atual, objetivando recuperarmos a fé na construção de um Brasil melhor, com mudanças nesse cenário.

Vou (re)contar-lhes uma fábula

Leia mais

Relação entre Estado e Previdência

18/02/2017 às 07:56 hs

Convido o leitor a considerar comigo a relação entre o Estado e a Previdência nesses tempos de reforma. Primeiro o futebol, tomando como exemplo o contrato de Gabriel de Jesus e o Manchester City, que o contratou por R$ 121 milhões.

Leia mais

Literatura em pauta: censura geral e irrestrita

11/02/2017 às 06:55 hs

Já ensinou Emmanuel Marinho, que “poesia não compra sapato, mas como viver sem poesia”. Como viver sem literatura, seja ela técnica ou de outros variados gêneros?

Leia mais

O envenenamento de Dona Marisa Letícia

04/02/2017 às 16:27 hs

Difícil escrever uma crônica com a emoção tomando conta do autor, não foi fácil começa-la e não imagino o seu final. Isso porque a morte de Dona Marisa Letícia não foi uma morte natural, foi produto de sofrimento, de dor, de incapacidade para suportar por tanto tempo o volume de depreciações de que foi alvo e das imputações caluniosas de que foi vítima.

Leia mais

Uma escola, duas cadeias

28/01/2017 às 06:38 hs

Aquilo que costumo chamar de “forças vivas” de Dourados, as forças representativas dos vários segmentos sociais, têm ao longo de nossa história representado papéis importantes. Alguns exemplos: veio o curso de Agronomia, o estádio Fredis Saldivar (Douradão), a duplicação do prolongamento da Av. Marcelino Pires

Leia mais

Em cadeias ou condomínios, todos presos

21/01/2017 às 08:34 hs

As matanças ocorridas atualmente no sistema penitenciário brasileiro, que tende a espalhar-se pelas ruas, têm muito a ver com a fraqueza e incapacidade do governo Temer. É um absurdo que esse mesmo governo, capaz de reprimir manifestações em favor de ações sociais, capaz de prender quem defende o direito à moradia, não consiga refrear atos de extremada violência.

Leia mais

“Ele está de volta”

16/01/2017 às 17:30 hs

Incluído recentemente no catálogo Netflix, o filme “Ele está de volta”, é baseado no livro do mesmo nome do autor alemão Timur Vermes. Dirigido por David Wnedt , o filme mostra Adolfo Hitler acordando de um longo sono em 2011 e encontrando obviamente uma Alemanha bem diferente daquela que ele deixou em 1945.

Leia mais

Degola geral, hoje no presídio e amanhã?

07/01/2017 às 15:21 hs

Na Holanda prisão do século 19 é transformada em hotel de luxo e mesmo assim o país está sofrendo uma crise penitenciária, sobram selas. Na Noruega, o sistema prisional é o melhor do mundo, a cadeia é comparada a hotel e apenas 20% são reincidentes, logo, 80% são reabilitados.

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br