Travessuras e punições de jovens ginasianos

21/04/2018 às 10:51 hs

Ginásio tem origem grega, gymnasium, um local onde se praticava exercícios. No Brasil passou a ser o período escolar intermediário entre o ensino fundamental e o médio. Equivaleria hoje aos estudos de quinta a oitava séries.

Leia mais

Fragmentos de uma carta enviada ao presidente Lula (e, na sequência, o inteiro teor da carta)

14/04/2018 às 07:11 hs

Me disseram: “você defende tanto o Lula, por que não vai lá com ele? ”. Ressalvada a sua estatura como homem público, creio que durante toda a minha vida estive com você, seja no trabalho pela subsistência, pelas ideias que comungamos,

Leia mais

O 4 de abril e a consumação do golpe de 2016

07/04/2018 às 05:05 hs

Eram dois brasis, segundo obra de Jacques Lambert, escrita em 1957, o Brasil do desenvolvimento provocado por Juscelino Kubistchek e o outro, o Brasil da desigualdade, provocada por uma elite econômica que, desde a chegada de Cabral, não permitiu que a democracia funcionasse plenamente.

Leia mais

Músicas que contam a história

31/03/2018 às 07:01 hs

Regimes autoritários incentivam a composição e a massificação de músicas ufanistas. A ditadura militar implantada em 1964 não foi diferente. Músicas como “Pra Frente Brasil”, “Este é um país que vai prá frente”, “Eu te amo meu Brasil”, são alguns exemplos dessas músicas. Mas, por outro lado, no período ditatorial foram produzidas músicas de resistência

Leia mais

Águas de superfície: garantia para gerações futuras

24/03/2018 às 15:51 hs

Em 22 de março, por se tratar do Dia Internacional da Água, “O Progresso” destacou que 90% dos córregos de Dourados estão poluídos. Nesse mesmo dia uma chuva mansa contribuiu para amenizar o calor intenso.

Leia mais

Sugestões para um programa de governo

17/03/2018 às 07:47 hs

Segurança Pública: o assassinato de Marielle Franco, na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, enseja uma reflexão profunda sobre a segurança. Marielle, foi a quinta vereadora mais votada no Rio

Leia mais

Se todo o brasileiro fosse um craque (2)

13/03/2018 às 08:22 hs

Com esse título escrevi uma crônica em 2 de junho de 1978, vésperas da Copa do Mundo realizada na Argentina, quando o Brasil sagrou-se campeão moral porque terminou invicto

Leia mais

Lá vai o avião

03/03/2018 às 19:51 hs

O desejo de voar como os pássaros acompanhou a humanidade por séculos e séculos e constitui-se em longa história de fracassos, até que foi inventado o balão propulsionado por ar quente, depois o dirigível e por fim o avião. Dois brasileiros destacaram-se

Leia mais

Bepi deserta, mas (re)alista-se

24/02/2018 às 05:45 hs

Desertar e (re)alistar-se? Isso aconteceu com Bepi Bipolar, esse personagem que ora age no polo do senso, ora do nonsense.

Leia mais

Rumo à desobediência civil

17/02/2018 às 08:20 hs

Detesto a violência, mas o que fazer quando há conflitos de interesses? Se ocorrer de em um país ter um governo injusto? Se as instituições desse país estiverem corrompidas e atentas apenas aos seus interesses corporativos? Como resolver essas questões

Leia mais

O Rei era fonte de Justiça, juízes não são

09/02/2018 às 21:11 hs

Em meus estudos sobre a Idade Média debrucei-me sobre a aplicação da justiça pelos reis, especialmente nos casos espanhol e português, baseado em crônicas daquela época.

Leia mais

Matam-se projetos, jamais os sonhos

03/02/2018 às 05:32 hs

Fala-se em sonhos destruídos, mas os sonhos não morrem, se desvanecem em nós, renascem em outras mentes.

Leia mais

Livros

As Fabulosas Histórias de Bepi Bipolar

Ser convidada para escrever o prefácio deste livro de literatura
foi realmente muito gratificante e a deferência a mim concedida
pelo amigo, historiador e escritor Wilson Valentin Biasotto foi
recebida com surpresa e alegria

Abrir arquivo

2010: O ANO QUE NÃO ACABOU PARA DOURADOS

A obra ora apresentada é uma coletânea de crônicas publicadas em diversos meios de comunicação no ano de 2010. Falam, sempre com elegância e fluidez, de nossas vidas, de acontecimentos e de possíveis eventos em nosso país, especialmente em nosso município.

Abrir arquivo

MEDIEVO PORTUGUES: O REI COMO FONTE DE JUSTIÇA NAS CRÔNICAS DE FERNÃO LOPES

Nossa preocupação, nesse trabalho, foi a de estudar o comportamento dos reis, no que concerne à aplicação da Justiça, baseados nas crônicas de Fernão Lopes.

Abrir arquivo

Crônicas: Educação, Cultura e Sociedade

O livro ora apresentado é um apanhado de 104 crônicas, algumas de 1978 e a maioria escrita a partir de 1995 até a presente data. O tema Educação compõe-se de 56 crônicas, outras 16 são relatos descrevendo fábulas ou estórias oriundas da cultura italiana, e os emas Cultura e Sociedade compreendem, cada um, 16 crônicas.

Abrir arquivo

Crônicas: globalização, neoliberalismo e política

Esta obra foi editada em 2011 pela Editora da UFGD e reune 99 crônicas escritas principalmente nos últimos quinze anos, versando sobre a globalização, o neoliberalismo e política

Abrir arquivo

[2009] EDIFICANDO A NOSSA CIDADE EDUCADORA

Esse trabalho tem três objetivos principais, cada qual contemplado em uma das três partes do livro, como se verá adiante. O primeiro é oferecer ao leitor algumas reflexões sobre temas que ocupam o nosso dia-a-dia; o segundo é divulgar os vinte princípios das Cidades Educadoras e, finalmente o terceiro, é tornar público o projeto que nos orienta na transformação de Dourados em uma Cidade Educadora e mostrar os primeiros passos para a operacionalização desse projeto.

Abrir arquivo

[1998] Até aqui o Laquicho vai bem: os causos de Liberato Leite de Farias

Ao refletir sobre a importância do contador de causos/narrador para a preservação da cultura, percebe-se que cada vez menos pessoas sabem como contar/narrar, com a devida competência, as experiências do cotidiano. Por quê? Para Walter Benjamin, as ações motivadoras das experiências humanas são as mais baixas e aterradoras possíveis em tempos de barbárie; as nossas experiências acabam parecendo pequenas ou insignificantes diante da miséria e da fragmentação humana, numa constatação que extrapola os espaços nacionais.

Abrir arquivo

[1991] O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: 1978 - 1988

Momentos de grandes mobilizações têm teito do professorado de Mato do Sul a vanguarda do movimento sindicalista deste Estado. Este fato motivou a realização deste trabalho, que teve como proposta inicial analisar criticamente o movimento reivindicatóno do magistério de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de revelar-lhe, tanto quanto possível, o perlil de luta, ao longo de sua palpitante trajetória em busca de melhorias salariais, estabilidade empregatícia e melhoria da qualidade do ensino.

Abrir arquivo

Contato

Informações de Contato

biasotto@biasotto.com.br